Edição 002-2013

De Expresso Pixinguinha
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Higiene na Escola


Nosso grupo entrevistou o gari da escola e fez as seguites perguntas:

- A escola dá produtos adequados para a limpeza?

- Sim, a Comlurb envia os produtos para a limpeza da escola. - disse o gari.

Nosso repóter perguntou se o salário dele é adequado para sustantar sua família.

- Não, porque é muito pouco. - disse o gari.

Terceira e última pergunta:

- Qual é o produto mais ultilizado?

- São muitos, mas o mais ultilizado é a cera.

Gari comlurb.jpg

Augusto, Luciano, Pedro e Yan da Turma 1801

Diversão


Meus amigos e eu gostamos de soltar pipa na laje do morro do Juramento, mas têm muitas mães que não deixam os filhos soltarem pipa com medo de que caiam da laje, ou de que prendam a pipa no fio da torre e tomem choque. Ficam com medo de os filhos se machucarem.

A gente gosta de andar de bicicleta porque é divertido. Nas ruas do bairro, nós andamos todo dia, mas os familiares se preocupam com a gente com medo de que sejamos atropelados por algum veículo em alta velocidade.

- Por que é melhor soltar pipa na laje do que na rua?

- Porque a vista é melhor da laje.

- Você já se machucou soltando pipa?

- Sim, caindo de uma laje alta, e me machuquei muito e fui pro hospital.

O aluno Vinicius da 1801 caiu da laje e ele quem respondeu as nossas perguntas.

Pipas diversao.jpg

Leandro, Samuel e Thiago da turma 1801

Entrevista com a Bibliotecária Graça


Dona Graça

Fizemos um trabalho sobre a biblioteca da escola e entrevistamos a Dona Graça, que é responsável pela sala de leitura da Escola Maestro Pixinguinha .

Garis. Quem são eles? Quais os seus nomes?


                  Limpeza.jpg

Os acontecimentos da eleição do grêmio


Depois de 3 dias de votação, finalmente saiu o resultado da eleição do nosso grêmio e para nossa surpresa acabou em um empate. Com 75% dos votos, as chapas cinza e vermelha disputaram o cargo do grêmio.

Dia 6 de maio, segunda-feira, começou a votação do desempate, que se estendeu até quarta e depois desses dias de espera finalmente saiu o resultado. A chapa dourada ganhou a eleição. Fizemos uma entrevista exclusiva com a presidenta da chapa vencedora, Maria Eduarda, e ela disse que pretende “manter a limpeza, reinaugurar a sala de jogos e de informática e afirma que, mesmo sabendo que iria ganhar, ficou emocionada”.

Acho que todos estão se perguntando qual o verdadeiro valor do grêmio, para dizer o verdadeiro valor do grêmio a vice-diretora da escola, Wania.

Kesia Cristina, Brendha Santana e Victoria Costa da 1801

Jogos


A gente joga bola na escola porque gosta de esportes. Também gostamos de jogar queimado e basquete. Em dias de educação física nas terças e quartas na quadra da escola e no Bairro de Vicente de Carvalho.

Jogo de volei.jpg









Denuncia o lixo na escola


O lixo na escola está melhorando a cada dia, bem diferente do ano passado. Mas p problema é que andam jogando lixo e queimando do lado de fora da escola e nós iremos entrevistar o diretor da escola para saber quem é que faz isto. Assim que soubermos, iremos denunciar o rapaz ou a mulher e iremos colocar no jornal Expresso Pixinguinha.

Vinícius, Donatello e Alessandro da turma 1801

Entrevista com alguns moradores do juramento


Nós fizemos uma entrevista com alguns moradores no bairro de Vicente de Carvalho. Eles disseram que a moradia no lugar, algumas vezes é ruim por causa dos tiroteios e pessoas sendo mortas, e a prefeitura não faz nada para melhorar o lugar.

Alguns moradores, na guerra, perdem os filhos e ninguém resolve nada. É muita injustiça com moradores que não devem nada a ninguém, e passam por tudo isso no lugar onde vivem. Convivem com a guerra entre uma facção e outra para conseguir o morro para eles.

Os policiais não fazem nada porque o papel deles é não deixar que isso acontecesse, mas eles só podem fazer alguma coisa quando acontece algo com algum adulto ou alguma criança, porque se não acontecer nada com ninguém eles não fazem exatamente nada. Simplesmente ficam vendo até alguma pessoa ser estuprada ou até morta.

É por isso que os moradores têm medo de morar nesse lugar, porque nada está sendo feito para melhorar a moradia ali.

Festa do Maestro Pixinguinha


Na última quarta-feira a escola Maestro Pixinguinha realizou um evento comemorativo homenageando o maior músico do Brasil, Maestro Pixinguinha.

Em 23 de Abril de 1897 nascia Alfredo da Rocha Viana Filho, mais conhecido como Pixinguinha, um dos maiores compositores da música popular brasileira.

A escola Maestro Pixinguinha resolveu prestar uma homenagem ao saxofonista com apresentações de algumas turmas da escola, apresentação do coral e a participação do Ensino Infantil.

Entrevistamos o Professor de Música que respondeu nossas perguntas sobre o que aconteceu na festa.

Na verdade a Festa era para ser no aniversário do Maestro mesmo, maas teve que ser adiado por um problema e só essa semana, no dia 29 de Maio, que pode ser comemorado aqui na escola Pixinguinha.

Ficamos por dentro de tudo que aconteceu nessa festa.

No coral o professor e as turmas do ginásio homenagearam Vinicius de Moraes e Pixinguinha com músicas compostas por eles.

Fizemos uma entrevista com o Professor de música Sergio Castanheira. Perguntamos a ele se queria uma sala apropriada pra dar suas aulas de música e ele nos respondeu dizendo:

-Queria ter um espaço só meu, que pudesse dar minhas aulas sem atrapalhar ninguém até por ter duas baterias e tocar igual doido.

Terminou com risos,foi ótimo fazer essa entrevista com um dos melhores professores da Maestro Pixinguinha.

Gabriele Oliveira & Beatriz Martins da turma 1801

Unidos contra o Bullying


Tumblr static stay-strong-and-stop-bullying1.png

Fique forte e pare o Bullying, é essa a tradução da imagem acima, e a mensagem que ela gostaria de passar fica bem visível logo na tradução da foto: “Chega de Bullying!”, sim isso mesmo. O bullying está cada vez mais frequente nas escolas, além de xingarem, eles agridem e você deve estar se perguntando quem são “eles”, são alunos revoltados com uma única pessoa, só porque ele é diferente deles, então a saída que eles acham para se sentirem superiores é humilhar verbalmente, xingar e agredir. Nós aqui da escola estamos unidos na campanha contra o bullying.

Inclusive teve até a historia de Amanda Todd, que se matou por não aguentar mais, a revista Capricho até fez uma matéria sobre a história dela que é realmente emocionante. A Capricho conta que ela mudou de escola várias vezes, mas a perseguição continuou através do Facebook. Ela tentou se matar várias vezes, chegou até a beber alvejante, você acredita? Até que em um dia de 2012 ela conseguiu, mas antes de se suicidar ela fez um vídeo contando os ataques, fazendo um apelo de ajuda, falando que não tinha ninguém e precisava de um amigo. Sua história comoveu muitas pessoas pelo mundo inteiro, tanto que eles começaram a postar fotos, vídeos com mensagens de carinho e também paginas no Facebook foram criadas em homenagem à Amanda, uma chegou até a 1 milhão de curtidas.

Kesia Cristina,Brendha Santana e Victoria Costa da turma 1801

A diversão na escola


Eu e meus amigos fizemos algumas entrevistas com o pessoal da escola. Perguntamos à tia Graça o que tem de diversão na sala de leitura e ela respondeu que são os livros, as oficinas com a nossa literatura e que ler é tudo de bom.

Alem da sala de leitura, as diversão estão em toda parte da escola, como na educação física, na hora do almoço e até na hora da aula.

Sala-de-leitura-2-610x406.jpg

Anderson, Matheus e Luiz Fernando da 1801